segunda-feira, 20 de fevereiro de 2017

Artigo do dia - Localizada emagrece?

Ginástica Localizada Emagrece? 
Benefícios e Dicas

A ginástica localizada se refere a uma série de exercícios físicos realizados geralmente sem a utilização de equipamentos. Esses exercícios também são simples, podem ser rítmicos e durante uma aula é possível trabalhar a musculatura de todo o corpo.

É possível dizer que a ginástica localizada emagrece porque o gasto energético durante uma hora de atividades pode variar entre 350 a 500 calorias. A quantidade exata é definida levando em conta fatores como a intensidade da aula, o ritmo (em batimentos por minuto) e o peso corporal do praticante.
Esse tipo de exercício também contribui com a preservação da massa muscular, o que faz com que maiores quantidades de massas gordas sejam eliminadas, a flacidez diminua e o processo de emagrecimento seja saudável.
Entretanto, por ser um tipo de atividade que também serve para deixar o corpo mais definido e modelado, quem quer perder peso não deve investir somente na ginástica localizada. É importante verificar com o personal trainer da academia quais atividades podem complementar e manter uma dieta saudável e balanceada.
A aula de ginástica localizada
Geralmente uma aula de ginástica localizada é dividida em quatro partes: aquecimento, parte principal, exercícios de solo e relaxamento e volta à cama.
O aquecimento dura por volta de dez minutos e é composto por exercícios mais leves e alongamentos, feitos de maneira suave. É o momento de adaptação do corpo para a bateria de exercícios que está por vir. Na maior parte das vezes, o profissional de educação física direciona as atividades de aquecimentos às partes do corpo que serão mais exigidas durante a malhação.
Durante 30 a 40 minutos, acontece a parte principal de uma aula de ginástica localizada. Nesse momento são exercitados intensamente os principais grupos musculares do corpo. Logo após, é a vez dos exercícios de solo que duram de 15 a 20 minutos e movimentam o abdômen, glúteos e adutores.
No final da sessão, ocorrem os exercícios de relaxamento, que duram de cinco até dez minutos. São atividades sem muita intensidade que promovem uma desaceleração gradual, para que o praticante vá se recuperando devagar e o grau de excitação ocasionado pelos exercícios mais intensos também seja reduzido.
Benefícios
A ginástica localizada emagrece, mas também proporciona diversos outros benefícios à saúde. Por exemplo, ela beneficia o condicionamento cardiovascular, ajuda a fortalecer os músculos, é importante na melhoria das habilidades psicomotoras como agilidade, equilíbrio e coordenação e melhora a capacidade cardiorrespiratória de uma pessoa.
Fazendo um treinamento equilibrado para o corpo, ainda é possível que a ginástica localizada ajude a melhorar a postura. Os exercícios também ajudam a diminuir e aliviar lesões rotineiras causadas por atividades como carregar crianças, transportar móveis de um lugar para o outro, fazer faxina na casa, carregar sacolas cheias de compras e praticar esportes.
Isso porque os exercícios fazem com que a musculatura fique mais resistente e o condicionamento físico melhore.
O treinamento da ginástica localizada também previne alterações no metabolismo que acompanham o envelhecimento e pode até mesmo contribui em questões emocionais aumentando o bem-estar e a autoestima.
Mito da queima de gordura localizada
Por mais que possamos afirmar que a ginástica localizada emagrece, não é correto pensar que ela queimará gorduras localizadas em uma parte específica do corpo. A explicação é que a perda de gordura é sistêmica, ou seja, ela acontece de forma geral.
O organismo não identifica de onde as reservas de energia produzidas pelas gorduras são retiradas, devido ao fato de que ele está constantemente mobilizando e armazenando gordura de diversas partes do corpo, em vários momentos do dia.
Além disso, o corpo de cada indivíduo apresenta um padrão diferente para o processo de armazenamento de gordura e diversos fatores poderão influenciar onde ficará localizada a maior parte de gordura no organismo.
Alguns desses fatores são os níveis hormonais, a genética e até o gênero. A sensibilidade que cada corpo possui em relação à insulina também é importante para definir em que partes as gorduras ficarão armazenadas.

Fonte: ( Boa forma)


Venha para a Prosocialbrasil fazer a melhor aula de localizada!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios