terça-feira, 14 de fevereiro de 2017

Artigo do dia - Sono

Você sabia que um sono reparador ajuda no emagrecimento?
Dra. Esthela Conde, especialista em nutrologia, fala sobre as horas de sono para o nosso emagrecimento
 (Foto:Thinkstock)

Uma noite de sono profundo e sem interrupções, onde conseguimos realmente relaxar e se desligar de tudo, é reparadora não é mesmo? Acordamos melhor, com mais disposição, bem-humorados, o dia fica mais produtivo, o treino rende mais e acredite: emagrecemos!
Isso porque durante sono ocorre a “regulação” de vários processos do nosso organismo que participam da síntese de hormônios, como hormônio do crescimento, tireoide e testosterona. Ocorre também regulação do metabolismo, regulações neurológicas e emocionais.
 O sono é realmente um bem necessário!

Diversos estudos mostram que a privação de sono prejudica a memória e concentração, aumenta irritabilidade, leva a maiores chances de depressão, podendo levar até a hipertensão, diabetes e outras doenças cardiovasculares. Um estudo realizado pela Universidade de Chicago, onde 11 pessoas com idades entre 18 e 27 anos foram impedidas de dormir mais de quatro horas durante seis dias, mostrou que o efeito foi assustador. No final do período, o funcionamento do organismo dessas pessoas era comparado ao de uma pessoa de 60 anos de idade e os níveis de insulina eram semelhantes aos dos portadores de diabetes. Outro estudo realizado na Califórnia mostrou que a privação de sono aumenta a ansiedade o que como consequência indireta pode levar ao ganho de peso por gerar compulsão alimentar.
De acordo com o Instituto do Sono, existem diversos distúrbios que atrapalham e causam insônia, bruxismo, sonambulismo, ronco e apneia. As principais causas desse prejuízo são a restrição e/ou a fragmentação do sono. A rotina agitada, responsabilidades no trabalho, uso de medicações, excesso de atividade física, são alguns fatores que levam a esses dois problemas. Quem nunca dormiu preocupado com alguma situação e como consequência obteve uma péssima noite de sono? Lembra-se de como acordou ou passou o dia? Agora imagine isso acontecendo diariamente com uma pessoa. Com certeza acarreta em impactos profundos em diversos aspectos de sua vida.
Enfim, fica claro que dormir bem corresponde a uma porcentagem importante da qualidade de vida de uma pessoa e por isso, é preciso saber que dormir bem é diferente de dormir muito. Segundo minha amiga e especialista em otorrinolaringologia, Erika Cabernite, o sono apresenta um padrão cíclico nas fases REM e não REM. É durante o sono REM (em média leva-se cerca de 90 minutos para entrarmos nessa fase), que nosso organismo atinge um estado de relaxamento mais profundo e um sono reparador ocorre, quando a arquitetura desses ciclos está mantida. Ainda segundo a mesma, os microdespertadores de quem sofre de apneia, por exemplo, piora a qualidade do sono e aqui conseguimos entender, que dormir à noite toda não é sinônimo de dormir bem.
Então seguem algumas dicas do Instituto do Sono, para obter uma noite reparadora: fazer exercício regularmente (já perceberam que isso melhora tudo?), priorizar atividades físicas pela manhã, dormir em ambiente escuro, respeitar o horário para dormir, desligar televisão, ler antes de dormir, favorecer um local com conforto, ter bons pensamentos e fazer esforço para se desconectar dos problemas diários. É de extrema importância se atentar as suas noites de sono e muitas vezes é preciso ajuda de especialistas da área para avaliação e tratamento de possíveis distúrbios do sono. Melhorando a qualidade do seu sono, você notará mudanças inacreditáveis em seu organismo e perceber que talvez esse era o fator “chave” que faltava para seu emagrecimento.

(fonte: Marie Clair - Beleza)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios