sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017

Artigo do dia - Localizada

O que é a ginástica localizada?

São exercícios realizados para manter, desenvolver e melhorar a força e a resistência de um músculo ou músculos determinados. (Isso servirá de base para outros exercícios, tais como a aeróbica e a musculação).
Quando um movimento exigir, na sua execução, o envolvimento de 1/6 a 1/7 do total da musculatura esquelética, ele é localizado, dependendo, em primeiro lugar, do metabolismo local.
Quando realizado várias vezes ou durante um período de tempo, necessita da capacidade motora denominada de resistência muscular localizada.
Contudo,  não é sinônimo de musculação, pois na ginástica localizada só é possível a obtenção de um pequeno ganho de massa muscular.
Também não é sinônimo de exercícios aeróbicos que queimam mais gordura que os exercícios localizados, atendendo a que a gordura é a fonte principal de energia utilizada pelo nosso corpo nos exercícios físicos de baixa intensidade e de longa duração.
Sessão de Ginástica Localizada
Uma sessão de ginástica localizada é baseada em:


Numa sessão de ginástica localizada são trabalhados os grandes grupos musculares (Autor: Roberto Berlim)
·         Aquecimento (exercícios de aumento metabólico que deve ser lento e gradual);
·         Parte principal (são trabalhados os grandes grupos musculares);
·         Exercícios de solo (essencialmente exercícios para o abdômen, glúteos e adutores);
·         Relaxamento e volta à calma (desaceleração gradual dos parâmetros fisiológicos).
Há um treino em grupo, em primeiro lugar, em que executam todos  os   mesmos movimentos e exercícios, posteriormente, os alunos, em fila, vão realizar exercícios destinados aos vários grupos musculares, percorrendo as várias estações pré-determinadas.
Podem ser utilizados materiais como halteres, barras com anilhas, barras fixas e paralelas, steps, caneleiras, … Graças à criatividade do professor poderão ser criadas rotinas de exercícios. Os exercícios mais utilizados na ginástica localizada são os utilizados nas séries de musculação, com a diferença do descanso ativo, mais utilizado na ginástica localizada. Esta recuperação ativa, sob aspetos metabólicos, proporciona mais efeitos que a musculação. Proporciona o resultado final de um corpo mais seco, com  menos “gordurinhas”.
Nesta atividade, o ritmo é muito importante. Assim, o recurso à música (não é obrigatório) torna o exercício mais agradável, como se o aluno estivesse a interagir com ela, cadenciando o exercício, tal como na aeróbica.

Com a ginástica localizada, é possível:
– melhorar a postura, treinando o corpo de forma equilibrada;
– aumentar a massa muscular de forma proporcional que equilibra estética e funcionalmente, em termos de harmonia, agilidade e flexibilidade;
– auxiliar a reduzir e a amortecer lesões do quotidiano ou dos esforços normais, tais como transportar compras, brincar ou carregar com os filhos ou praticar desportos. Os músculos ficam mais fortes e protegem tendões e ligamentos. Há uma melhoria no condicionamento físico e na resistência muscular localizada;
– preservar a massa muscular. Há um fortalecimento dos músculos, e mais massa gorda é perdida, com diminuição percentual de gordura, menor flacidez, uma perda de peso gradual e um emagrecimento saudável;
– modelar o corpo;
– melhorar o estado geral da saúde física, com fortalecimento dos glúteos, inclusivamente, e diminuição das inestéticas “gordurinhas” localizadas. Com esse objetivo, deve-se trabalhar com baixa frequência cardíaca, mas durante mais tempo;
– melhorar a disposição de espírito com aumento da autoestima e do bem-estar emocional;
– auxiliar o sistema cardiorrespiratório (a média da frequência cardíaca é muito alta);
– prevenir as alterações metabólicas que acompanham o envelhecimento;
Cada vez mais as pessoas procuram os benefícios estéticos e esculturais proporcionados por estes trabalhos resistidos com pesos.
Mas há que trabalhar, a um nível inicial, com o auxílio de um professor para orientar os novos pupilos neste tipo de exercícios da ginástica localizada. Há que conhecer as técnicas dos exercícios, as técnicas posturais e a execução dos movimentos corretos, sob pena de um desequilíbrio, trabalhando mais uma ou outra parte do corpo.
O aumento da carga deve ser progressivo e racional. Para tal, a disciplina, a técnica de execução e a qualidade do trabalho são mais importantes que uma carga excessiva. A sobrecarga apropriada para cada aluno está dependente das variáveis: intensidade, duração e frequência.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentarios