O que é a ginástica localizada?
São exercícios realizados para
manter, desenvolver e melhorar a força e a resistência de um músculo ou
músculos determinados. (Isso servirá de base para outros exercícios, tais como
a aeróbica e a musculação).
Quando um movimento exigir, na
sua execução, o envolvimento de 1/6 a 1/7 do total da musculatura esquelética,
ele é localizado, dependendo, em primeiro lugar, do metabolismo local.
Quando realizado várias vezes
ou durante um período de tempo, necessita da capacidade motora denominada de
resistência muscular localizada.
Contudo, não é sinônimo
de musculação, pois na ginástica localizada só é possível a obtenção de um
pequeno ganho de massa muscular.
Também não é sinônimo de
exercícios aeróbicos que queimam mais gordura que os exercícios localizados,
atendendo a que a gordura é a fonte principal de energia utilizada pelo nosso
corpo nos exercícios físicos de baixa intensidade e de longa duração.
Sessão de
Ginástica Localizada
Uma sessão de ginástica localizada é baseada
em:
Numa
sessão de ginástica localizada são trabalhados os grandes grupos musculares
(Autor: Roberto Berlim)
·
Aquecimento (exercícios de aumento metabólico que
deve ser lento e gradual);
·
Parte principal (são trabalhados os grandes grupos musculares);
·
Exercícios de solo (essencialmente exercícios para
o abdômen, glúteos e adutores);
·
Relaxamento e volta à calma (desaceleração gradual
dos parâmetros fisiológicos).
Há um treino em grupo, em
primeiro lugar, em que executam todos os mesmos movimentos e
exercícios, posteriormente, os alunos, em fila, vão realizar exercícios
destinados aos vários grupos musculares, percorrendo as várias estações
pré-determinadas.
Podem ser utilizados materiais
como halteres, barras com anilhas, barras fixas e paralelas, steps, caneleiras,
… Graças à criatividade do professor poderão ser criadas rotinas de exercícios.
Os exercícios mais utilizados na ginástica localizada são os utilizados nas
séries de musculação, com a diferença do descanso ativo, mais utilizado na
ginástica localizada. Esta recuperação ativa, sob aspetos metabólicos,
proporciona mais efeitos que a musculação. Proporciona o resultado final de um
corpo mais seco, com menos “gordurinhas”.
Nesta atividade, o ritmo é
muito importante. Assim, o recurso à música (não é obrigatório) torna o
exercício mais agradável, como se o aluno estivesse a interagir com ela,
cadenciando o exercício, tal como na aeróbica.
Com a ginástica localizada, é
possível:
– melhorar a postura,
treinando o corpo de forma equilibrada;
– aumentar a massa muscular de
forma proporcional que equilibra estética e funcionalmente, em termos de
harmonia, agilidade e flexibilidade;
– auxiliar a reduzir e a
amortecer lesões do quotidiano ou dos esforços normais, tais como transportar
compras, brincar ou carregar com os filhos ou praticar desportos. Os músculos
ficam mais fortes e protegem tendões e ligamentos. Há uma melhoria no
condicionamento físico e na resistência muscular localizada;
– preservar a massa muscular.
Há um fortalecimento dos músculos, e mais massa gorda é perdida, com diminuição
percentual de gordura, menor flacidez, uma perda de peso gradual e um
emagrecimento saudável;
– modelar o corpo;
– melhorar o estado geral da
saúde física, com fortalecimento dos glúteos, inclusivamente, e diminuição das
inestéticas “gordurinhas” localizadas. Com esse objetivo, deve-se trabalhar com
baixa frequência cardíaca, mas durante mais tempo;
– melhorar a disposição de
espírito com aumento da autoestima e do bem-estar emocional;
– auxiliar o sistema
cardiorrespiratório (a média da frequência cardíaca é muito alta);
– prevenir as alterações
metabólicas que acompanham o envelhecimento;
Cada vez mais as pessoas
procuram os benefícios estéticos e esculturais proporcionados por estes
trabalhos resistidos com pesos.
Mas há que trabalhar, a um
nível inicial, com o auxílio de um professor para orientar os novos pupilos
neste tipo de exercícios da ginástica localizada. Há que conhecer as técnicas
dos exercícios, as técnicas posturais e a execução dos movimentos corretos, sob
pena de um desequilíbrio, trabalhando mais uma ou outra parte do corpo.
O aumento da carga deve ser
progressivo e racional. Para tal, a disciplina, a técnica de execução e a
qualidade do trabalho são mais importantes que uma carga excessiva. A
sobrecarga apropriada para cada aluno está dependente das variáveis: intensidade,
duração e frequência.
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